No dia 06/04/2011 tivemos a felicidade ímpar de palestrar no Centro Espirita São Miguel Arcanjo, do nosso Ilustre Irmão Wladir de Ogum.
Lá apresentamos o tema "Umbanda e seus Mistérios" a qual colocamos em pauta temas que nos fazem apegar pelas igualdades dentro do Movimento Umbandista.
Resaltamos a importancia da FTU - Faculdade de Teologia Umbandista como fonte de conhecimento para todos os praticantes das Culturas Afro-Brasileira informando a todos que a mesma não forma Sacerdotes, mas sim Teólogos Umbandistas. Sacerdotes se formam dentro dos Templos e não em Cursos ou mesmo Faculdades.
Também tivemos a alegria de mostrar várias fotos dos Antigos Templos de Umbanda bem como suas histórias. Fotos do Centro Espirita Nossa Senhora da Piedade, TUO (Tenda de Umbanda Oriental) e fotos de vários ritos que nesses Templos ocorrem.
Esperamos que outros Irmãos possam abrir suas Casas para que outros Irmãos possam demonstrar a Diversidade da Umbanda.
Agradecemos aqui a Todos do Centro Espirita São Miguel Arcanjo pela recepção e pela paciência em ouvir um pouco sobre o contexto da Umbanda.
Saravá
Ara Anauam
Arabashinan - Sacerdote do Templo.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Umbanda é para Todos
Umbanda é para todos
Um Saravá Fraterno a todos os Irmãos Umbandistas...
Com votos de vida longa a Todos queremos ressaltar a importância da Umbanda em meio a Sociedade.
Ao afirmarmos que a Umbanda é para todos, também queremos lembrar que a Umbanda tem como principal característica a Transformação Interior... Essa mesma Transformação que aqui estamos dizendo é a mesma que liberta o Ser Espiritual Encarnado dos vícios negativos que obscurece a razão.
Todos os Terreiros de Umbanda tem suas portas abertas para todas as raças, credos e opções sexuais, não tendo discriminação alguma.
Agora podemos perguntar: TODOS SÃO DA UMBANDA?
Podemos dizer que sim, pois como dissemos em linhas acima todos podem adentrar aos terreiros de Umbanda sendo acolhidos não somente pelos médiuns que lá se encontram, mas também pela Espiritualidade que através dos “Caboclos”, das “Crianças” e dos “Pais Velhos” recebem com o Amor e fraternidade os que lá chegam em busca de auxilio.
Podemos ver a Umbanda de duas formas:
1ª – A Umbanda Milenar
Foto extraída do site: http://newscentermco.blogspot.com/2011/03/cidade-perdida-de-atlantida-pode-estar.html
Na Umbanda Milenar vamos encontrar o conhecimento UNO dos primórdios da humanidade – A verdadeira Proto-Síntese – O OMBHANDHUM OU AUMBHANDHAN.
Encontraremos essa Síntese nas Escolas Iniciáticas que propagam que o Conhecimento é a Base da Evolução e que não basta saber, tem que vivenciar trazer para Sí o contato com o Sagrado.
Aqui as quatro(4) vertentes do Sagrado se unificam em seus Ritos proporcionando assim ao indivíduo um conhecimento interior e superior. Não estamos dizendo que esse amadurecimento acontece da noite para o dia, pois a Transformação é algo natural e que dependendo do Indivíduo leva-se tempo .... muito tempo.
2ª A Umbanda Centenária
Foto do Templo de Fundamentos Umbandistico Caboclo Ogum Beira Mar – Religião + Filosofia + Ciência + Arte em andamento. | Foto da Casa DEUS – Comemoração de 7 anos de abertura. A Forma pode ser diferente, mas não a essência. |
Na Umbanda Centenária vamos encontrar o conhecimento dividido em quatro(4) vertentes ou quatro(4) pilares:
1º - A Religião – Como forma de contato com o Sagrado.
2º – A Filosofia – Como forma de compreender o Sagrado.
3º – A Ciência – Como forma de manipulação das força do Sagrado.
4º – A Arte – Como forma de Expressar o Sagrado.
É importante entendermos que essa forma de ver e Entender o Sagrado no Movimento Umbandista se dá através do contato imediato com os Planos Superiores. Esse contato ocorre através dos médiuns incorporantes, os que tem mediunidade de Incorporação, que por sua vez já são preparados Astralmente para essa função.
Assim como na Umbanda Milenar na Umbanda Centenária o caminho de Evolução se dá através da vivência... Muitas vezes nem todos estarão preparados para as mudanças que nos surgem à frente, mas como a natureza não dá salto esperemos que a transformação venha de forma simples sem agredir a nenhum grau consciencional.
Em nosso próximo texto vamos mostrar a Umbanda como via de transformação.
PS. Queremos pedir desculpas a todos os Irmãos se caso errarmos em algum texto, e se por ventura ferirmos o entendimento de qualquer um. Apenas queremos expor nossa ajuda de alguma maneira.
Saravá.
Ara Anauam.
Arabashinan – Sacerdote o Templo.
Assinar:
Postagens (Atom)